Trabalhos e S. Lâminas

Calendário trabalhos CBP 2019

Data Descrição
21/01/2019 Data final para submissão de trabalhos de Temas Livres.
21/01/2019 Data final para submissão de casos para o Seminário de Lâminas dos Residentes.
15/03/2019 Divulgação dos trabalhos aceitos e dos 6 ganhadores do SL dos residentes no site do congresso. O autor responsável pelos resumos não selecionados também será informado por e-mail.
05/04/2019 Data final para envio de versão mais detalhada dos trabalhos selecionados para apresentação oral, com o máximo de 1500 palavras, incluindo título, material e métodos, resultados, discussão e bibliografia.
16/04/2019 Divulgação da data, horário e local da apresentação oral ou do pôster no site do congresso.
03/05/2019 Divulgação e entrega dos prêmios (durante a festa de encerramento).

Áreas de conhecimento

  1. Assuntos Profissionais
  2. Autópsia
  3. Citopatologia
  4. Dermatopatologia
  5. Ensino em Patologia/Telepatologia
  6. Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade
  7. Hematopatologia
  8. Nefropatologia
  9. Neuropatologia e Patologia Neuromuscular
  10. Patologia Ambiental
  11. Patologia Cardiovascular
  12. Patologia Cirúrgica
  13. Patologia Cabeça e Pescoço/Patologia Oral
  14. Patologia Endócrina
  15. Patologia Gastrointestinal
  16. Patologia Ginecológica
  17. Patologia Hepática, Trato Biliar e Pâncreas Exócrino
  18. Patologia Infecciosa
  19. Patologia Investigativa, Técnicas e Microscopia Eletrônica
  20. Patologia Mamária
  21. Patologia Molecular
  22. Patologia Ocular
  23. Patologia Óssea e Partes Moles
  24. Patologia Pediátrica/Feto-placentária
  25. Patologia Pulmonar e do Mediastino
  26. Patologia Veterinária
  27. Uropatologia

A Comissão Científica do 32º Congresso Brasileiro de Patologia tem o prazer de convidá-lo (a) a submeter trabalhos de temas livres na forma de resumos. Para submissão, observe rigorosamente as datas e instruções a seguir.

Informações gerais

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1. Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no Congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito.

  •  O envio do resumo é exclusivamente via site do Congresso.

2. Acesse a área restrita (Login), fornecendo seu CPF e senha cadastrados no Portal da SBP.

3. Clique no menu “Meus Trabalhos”.

4. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5. Antes de submeter o resumo, revise com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

  •  O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a este autor pelo e-mail cadastrado à exceção do aviso da submissão, que será enviado para todos os autores no endereço de e-mail cadastrado. O aviso ficará disponível na área restrita (login), no menu “Meus Trabalhos” do autor responsável pela submissão do trabalho.

6. Os trabalhos serão divididos em 2 categorias distintas: Relatos de caso e comunicação científica. Assinale o campo correspondente.

7. Assinale a área a qual seu resumo pertence.

8.Instruções para preparação de resumos:

  • O título deve conter até 500 caracteres, ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
  • O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres contando os espaços (essa contagem não incluirá título e autoria/filiação).
  • O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para os autores de Comunicações Científicas seguir a sequência: Introdução, Objetivos, Material e Métodos, Resultados e Conclusão. Essa sugestão não se aplica aos Relatos de Caso/Casos Clínicos.
  • Os resumos de Relatos de Caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas. Serão aceitos os relatos de casos que obtiverem maior nota de avaliação de acordo com a comissão de avaliadores e a comissão científica.
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto nem no título, uma vez que a avaliação do resumo se dará de forma totalmente anônima pela Comissão de Avaliadores.
  • O conteúdo do resumo deve estar relacionado à área escolhida.
  • Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela.
  • As instruções se aplicam para todos os trabalhos enviados.
  • Lembrar que o resumo, caso aceito, será publicado nos anais (online) do Congresso e sua qualidade deve ser incontestável.
  • Referências, agradecimentos e auxílio financeiro não são obrigatórios e se inclusos devem ser computados em campo específico.
  • Os trabalhos serão categorizados por área de conhecimento da Patologia, conforme lista. Eventualmente, para apresentação, algumas áreas poderão ser agrupadas pela Comissão Científica.
  • Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e/ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível, e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Nesse caso, os autores devem explicitar que são resultados preliminares, ou se é um estudo ainda em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
  • Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos apenas de revisão da literatura.
  • Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.

9. Ao finalizar a submissão dos resumos, clique no botão “Desconectar”.

10. Após a submissão, será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu) com os dados das informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

11. Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido submetido corretamente. Entre na área Login do site e verifique as informações cadastradas em “Meus trabalhos”. Nesse caso, entre em contato por e-mail (trabalhos@ccmew.com) informando a ocorrência e o problema ocorrido.

 

Informações importantes

  • O resumo deve ser enviado em português, inglês ou espanhol. Porém, qualquer que seja a língua escolhida, é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo.
  • O prazo para submissão dos resumos é: 21/01/2019.
  • Para acessar o certificado do seu resumo após o Congresso, dirija-se ao site do evento e clique em “Certificados”.
  • Não há limite de trabalhos por autor e não há limite de autores por trabalho.

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também deve se incluir na lista de autores!

  • O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor responsável pelo envio, no menu “Meus Trabalhos” no dia 15/03/2019.
  • O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 08/04/2019. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição. A modificação deve ser avisada à Comissão Científica até o dia 29/04/2019, através do e-mail camila@ccmew.com.
  • Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.
  • Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  • As taxas de inscrição com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Valores’ disponível no site do evento, independentemente da data de aprovação dos trabalhos.
  • Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais (caso se aplique).
  • Somente será aceito material científico original que não tenha sido previamente publicado ou apresentado em Congressos anteriores da SBP. Contudo, trabalhos apresentados em outras reuniões científicas, regionais ou internacionais, podem ser submetidos.
  • A Comissão Organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.
  • O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

Instruções aos trabalhos aprovados

MODALIDADE ORAL:

Serão selecionados trabalhos para apresentação oral e estes concorrerão ao Prêmio SBP Categoria Oral e ao Prêmio SBP Médico Residente (quando aplicável). Após seleção pela Comissão de Avaliadores e Comissão Científica, estes trabalhos deverão ser enviados em versão mais detalhada na forma de resumo estendido, contendo no máximo 1500 palavras, incluindo título, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e bibliografia. É permitida a inclusão de até 03 ilustrações (figuras, gráficos e/ou tabelas), porém, o arquivo não poderá ultrapassar 3 Mb (megabytes). Para a seleção dos trabalhos premiados bem como a escolha da colocação, serão considerados, pela comissão de avaliadores, o resumo estendido e a apresentação oral.

A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 10 minutos. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada e não será emitido certificado.

O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides (PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 hora à Mídia Desk/Sala VIP para salvar o arquivo no sistema. O design/estilo dos slides fica a critério do apresentador e dos demais autores. A apresentação deverá conter: Introdução, Material e Métodos, Resultados/Discussão, Conclusão. Figuras, tabelas e gráficos são bem vindos.

Informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizadas na área restrita do autor submetente e estipulados no programa científico do Congresso.

 

MODALIDADE PÔSTER:

  • MEDIDAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER: 1,20 (um metro e vinte centímetros) de ALTURA x 0,90 (noventa centímetros) de LARGURA. A fonte, tamanho da letra e design/estilo do pôster ficam à critério dos autores do trabalho.

– Os pôsteres deverão ficar fixados nos locais determinados pela comissão organizadora do evento, em dia e hora pré-determinados.

– Levar cordinha ou fita adesiva para fixação do pôster, não disponibilizaremos no local;

– O número do painel está disponível na área restrita do autor submetente no campo “Apresentação”. Esse número é muito importante, pois a partir dele é que você saberá onde afixar o seu pôster no local do evento.

– A Comissão Científica designará a Comissão Julgadora que visitará apenas os pôsteres referentes aos resumos pré-selecionados pela Comissão de Avaliadores para concorrer ao Prêmio SBP Categoria Pôster, sendo necessária a presença de um dos autores no horário estipulado para a apresentação. Os trabalhos deverão ser apresentados em data e horário estabelecidos, não sendo permitido mudanças. O tempo de apresentação/arguição será de 5 minutos.

– Os pôsteres não retirados dentro do período determinado pela organização do evento serão descartados.

– A confecção do pôster impresso é de responsabilidade do autor que vai expor o trabalho durante o evento.

– Resumos cujo primeiro autor é Médico Residente ou aluno de Graduação poderão ser selecionados para apresentação na Sessão de Pôsteres – Médico Residente e Sessão de Pôsteres da Graduação, respectivamente.

– Para os pôsteres pré-selecionados ao Prêmio SBP Categoria Pôster, informações sobre dia e horário da apresentação estarão disponibilizados na área restrita do autor submetente em “meus trabalhos”.

 

CRONOGRAMA DE EXPOSIÇÃO DOS PÔSTERES

Em breve. Os autores também receberão as instruções específicas por e-mail.

Prêmios

1. Prêmio SBP Categoria Oral – Para a premiação, serão selecionados os 30 melhores trabalhos a serem apresentados oralmente. Serão avaliados os resumos estendidos e a apresentação. Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar, R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) para o segundo lugar, R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para o terceiro lugar, e R$ 1.000 (mil reais) para os trabalhos classificados de quarto ao décimo lugar.

2. Prêmio Kolplast – Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para o melhor trabalho de Citopatologia.

3. Prêmio SBP Categoria Pôster – Será concedido diploma de “Menção Honrosa” e prêmio em dinheiro, no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), para até 10 (dez) dos melhores trabalhos selecionados para apresentação sob a forma de pôster, independentemente da classificação.

4. Prêmio SBP Médico Residente – Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar, R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) para segundo lugar, R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para o terceiro lugar, e R$ 1.000 (mil reais) para os  classificados em quarto e quinto lugar dos melhores trabalhos apresentados sob a forma de apresentação oral, que tenham como primeiro autor um médico residente em Patologia, que deve ser associado adimplente da SBP e que deverá, obrigatoriamente, ser o apresentador do trabalho. O pagamento da anuidade poderá ser feito em Janeiro de 2019.

5. Prêmio Seminário de Lâminas de Médico Residente – Será concedido diploma de “Apresentador de Caso” e prêmio em dinheiro, no valor de R$ 1.200,00 (um mil e duzentos reais), para até 6 (seis) dos melhores casos enviados por um médico residente em Patologia que deverá, obrigatoriamente, estar cadastrado no Congresso no ato do envio e ser o apresentador do seminário. Apenas residentes associados adimplentes da SBP concorrerão à premiação. O pagamento da anuidade poderá ser feito em Janeiro de 2019. A apresentação acontecerá no dia 02/05/2019, das 11h00 às 12h30.

6. Entrega dos prêmios: Os prêmios acima descritos serão entregues na Sessão de Premiação no dia 03/05/2019, a partir das 16:50, durante o Congresso, antes da Conferência Magna 02, nas salas 3 e 4.

 

Bolsas SBP Médico Residente – Serão concedidas 25 bolsas para médicos residentes associados adimplentes da SBP, que enviarem e tiverem trabalhos aceitos para o Congresso. Serão selecionados os melhores trabalhos representantes de todas as regiões do país. Premiação pessoal e intransferível, válida para o autor que enviou o trabalho pelo site. A organização divulgará as informações no site do congresso e enviará comunicado por e-mail aos selecionados, até a data limite de 16/04/2019.

Instruções:

  • O médico residente deve ser associado adimplente da SBP e 1º autor do resumo. O pagamento da anuidade poderá ser feito em Janeiro de 2019.
  • Os ganhadores terão isenção da inscrição no Congresso e receberão um prêmio de R$ 1.000,00. Caso o premiado já tenha efetuado o pagamento da inscrição do Congresso, o valor será devolvido.
  • O vencedor da bolsa deverá comparecer ao estande da SBP durante o Congresso para receber o cheque no valor de R$ 1.000,00. O não comparecimento no Congresso implica em cancelamento do prêmio.
  • Total de bolsas: 25.
  • Distribuição das bolsas: 5 bolsas por região (5 Sul; 5 Sudeste; 5 Nordeste; 5 Norte; 5 Centro-Oeste).

Observações

– Os prêmios serão entregues ao apresentador do trabalho, só podendo ser retirado por este na sessão de Premiação.

Seminário de lâminas dos residentes

Podem participar médicos residentes que sejam associados adimplentes da SBP, matriculados em residências médicas credenciadas de todo o país.

  • O médico residente deve estar cadastrado no Congresso para submissão e inscrito para apresentação.
  • O material deve ser submetido exclusivamente via e-mail, através do contato trabalhos@ccmew.com – aos cuidados de Camila Mazotti.
  • O interessado deve enviar o caso em word (autópsia, patologia cirúrgica ou citopatologia) acompanhado da descrição do mesmo, seguindo o seguinte roteiro: resumo da história clínica (contendo exames complementares pertinentes e outras informações), diagnóstico final, handout (principais achados anatomopatológicos, diagnóstico diferencial, seguimento clínico, discussão) e referências bibliográficas. O caso deve ser ilustrado com até oito imagens em formato JPG ou TIFF (tamanho máximo de 2Mb cada), que melhor representem os aspectos macroscópicos, microscópicos e/ou imuno-histoquímicos, além de eventuais colorações especiais.
  • Os casos serão analisados por uma comissão designada para este fim, sem identificação do médico residente e do serviço ao qual ele pertence. Os ganhadores deverão enviar para a sede da SBP (Rua Topázio, 980 – Vila Mariana, SP CEP 04105-060) uma lâmina para ser digitalizada (corada em HE), identificada como “Seminário de Lâminas dos Residentes” e o nome do apresentador.
  • Serão escolhidos os seis melhores casos para serem apresentados, com duração de 10 minutos por apresentação.

Certificados

Após o término do Congresso será conferido certificado online do trabalho aprovado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site. Para imprimir ou fazer o download, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do Congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não serão enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do e-mail camila@ccmew.com

Para maiores esclarecimentos, contate a empresa organizadora – CCM CONGRESSES. Horário de funcionamento: de segunda à sexta-feira, das 8:00 – 18:00 (51-3086-9100) ou pelo email trabalhos@ccmew.com

 

Trabalhos

Realização

Patrocinadores

Diamante

Logo Patrocinador

Ouro

Prata

Bronze

Expositores

© Todos os direitos reservados a Sociedade Brasileira de Patologia | ANVISA: 25352005230201787