Trabalhos e Seminário de Lâminas

O prazo para submissão dos resumos é até às 23h59min do dia: 26/02/2024 (Horário de Brasília).

Divulgação do resultado da avaliação: 08/04/2024.

CONTEÚDO

  1. Informações Gerais para Submissão de Temas Livres (Resumos)
  2. Instruções para Preparação de Resumos
  3. Cronograma
  4. Trabalhos aprovados para apresentação Oral
  5. Trabalhos aprovados para apresentação no formato Pôster Digital
  6. Cronograma de exposição dos pôsteres
  7. Prêmios
  8. Seminário de Lâminas – Médico Residente
  9. Certificados

1) Informações Gerais para Submissão de Temas Livres (Resumos)

Submissão Encerrada.
Acesse aqui a sua área restrita de envio de resumos.

  1. Para submeter um trabalho é necessário que o autor que o submete esteja cadastrado/pré-inscrito no evento. Os demais autores que se inscreverem no Congresso não deverão reenviar o resumo já submetido. Não é necessário pagar a taxa de inscrição nesse momento. Isso deverá ser feito após a divulgação do aceite do resumo. 
  2. O envio do resumo é exclusivamente via site do Congresso.
  3. Após o cadastro/pré-inscrição no Congresso, acesse o link para envio de trabalhos, utilizando CPF (brasileiro)/e-mail (estrangeiro) e senha de acesso cadastrada durante o registro. Aqueles que já estejam cadastrados na base de dados da SBP deverão utilizar a mesma senha.
  4. Antes de submeter o resumo, revise o mesmo com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio.
  5. O autor que submete o trabalho deve preencher todos os campos no formulário on-line.
  6. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente ao autor que submeteu o trabalho, pelo e-mail cadastrado. O aviso também ficará disponível na área dos trabalhos do autor que fez a submissão.
  7. Os trabalhos serão divididos em 2 categorias distintas: RELATO DE CASO e COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA. Assinale o campo correspondente.
  8. Assinale a área a qual seu resumo pertence. Os trabalhos serão categorizados por área de conhecimento da Patologia, conforme a lista abaixo. Eventualmente, para a apresentação durante o evento, algumas áreas poderão ser agrupadas pela Comissão Científica.
    Assuntos Profissionais/Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade
    Autópsia/Patologia do Sistema Cardiovascular
    Citopatologia
    Dermatopatologia
    Ensino de Patologia
    Hematopatologia
    Mídias Sociais
    Nefropatologia
    Neuropatologia e Patologia Neuromuscular
    Patologia da Cabeça e Pescoço/Patologia Oral
    Patologia Digital e Inteligência Artificial
    Patologia Endócrina
    Patologia Gastrointestinal
    Patologia Ginecológica
    Patologia Hepática, do Trato Biliar e Pâncreas Exócrino
    Patologia Infecciosa
    Patologia Mamária
    Patologia Molecular
    Patologia Ocular
    Patologia Óssea e de Partes Moles
    Patologia Pediátrica/Feto-placentária
    Patologia Pulmonar e do Mediastino
    Uropatologia
  9. Ao finalizar o resumo, clique no botão “SUBMETER”. Será enviado um e-mail automático para o autor que submeteu o trabalho com os dados das informações cadastradas.
  10. Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido submetido corretamente. Entre em contato por e-mail (camila.mazotti@ccmgroup.com.br) informando o problema ocorrido.
  11. Uma vez finalizado o prazo de submissão, NÃO será possível fazer alterações nas informações incluídas, lista de autores ou no conteúdo do resumo.
  12. O resumo deve ser enviado em português, inglês ou espanhol. Porém, qualquer que seja a língua escolhida, é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa.
  13. Não há limite de trabalhos por autor e não há limite de autores por trabalho.
  14. O(a) apresentador(a) também deve estar incluído(a) na lista de autores!
  15. O resultado será divulgado na área restrita do autor que submeteu o trabalho, no menu “Meus Trabalhos” no dia 08/04/2024.
  16. Após obter a aprovação do trabalho, o apresentador do mesmo precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 29/04/2024. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e pago a taxa de inscrição. A modificação deve ser avisada à Comissão Científica até o dia 06/05/2024, através do e-mail (camila.mazotti@ccmgroup.com.br)
  17. Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo.
  18. As taxas de inscrição com desconto respeitarão as datas da tabela “Valores” disponível no site do evento, independentemente da data de aprovação dos trabalhos.
  19. Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais (caso se aplique).
  20. Somente será aceito material científico original que não tenha sido previamente publicado ou apresentado em Congressos anteriores da SBP. Contudo, trabalhos apresentados em outras reuniões científicas, regionais ou internacionais, podem ser submetidos.
  21. A Comissão Organizadora do Congresso não será responsável pelos custos de inscrição, transporte, hospedagem ou outros custos gerados para apresentação de trabalhos em qualquer modalidade.
  22. O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

2) Instruções para preparação de resumos

  • O título deve conter até 500 caracteres, ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.
  • O texto do resumo não deve exceder 5.000 caracteres contando os espaços (essa contagem não incluirá título, autoria/filiação, tabelas ou figuras).
  • É possível inserir até 02 anexos em formato JPG – tamanho máximo 3mb cada. Arquivos fora desses padrões não serão considerados. As tabelas e gráficos poderão ser convertidos em imagens para submissão.
  • Os resumos de Comunicações Científicas deverão ser estruturados em: Introdução e Objetivos, Métodos, Resultados e Conclusão. Tabelas e Figuras poderão ser adicionadas ao resumo. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica.
  • Os resumos de Relatos de Caso deverão ser estruturados em: Introdução, Apresentação do Caso, Discussão e Conclusão. Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica.
  • A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto nem no título, uma vez que a avaliação do resumo se dará de forma totalmente anônima pela Comissão de Avaliadores.
  • O conteúdo do resumo deve estar relacionado à área escolhida.
  • As instruções se aplicam para todos os trabalhos enviados.
  • Lembrar que o resumo, caso aceito, será publicado nos anais (on-line) do Congresso.
  • Caso os autores desejem citar fontes de Auxílio Financeiro ou Agradecimentos, incluir após a Conclusão do resumo, com esses respectivos subtítulos.
  • Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e/ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível, e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Nesse caso, os autores devem explicitar que são resultados preliminares, ou se é um estudo ainda em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.
  • Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos apenas de revisão da literatura.
  • Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos dos medicamentos, escritos em letras minúsculas.

3) Cronograma

Data Descrição
26/02/2024 Data final para submissão de resumos (Temas Livres).
26/02/2024 Data final para submissão de casos para o Seminário de Lâminas – Médico Residente.
08/04/2024 Divulgação dos trabalhos aceitos e dos 6 ganhadores do Seminário de Lâminas – Médico Residente no site do Congresso. Os autores responsáveis pelos resumos não selecionados também serão informados por e-mail.
15/04/2024 Divulgação dos ganhadores das Bolsas Médico Residente.
29/04/2024 Prazo final para inscrição de pelo menos um dos autores de trabalhos aceitos.
29/04/2024 Divulgação da data, horário e local da apresentação, bem como informação sobre a forma de apresentação, se oral ou pôster, no site do Congresso.
06/05/2024 Prazo final para mudança de apresentador de trabalho.

4) Trabalhos aprovados para apresentação oral

  • Serão selecionados trabalhos para apresentação oral e estes concorrerão ao Prêmio SBP Categoria Oral e ao Prêmio SBP Médico Residente (quando aplicável).
  • A apresentação oral deverá ser feita, impreterivelmente, em 10 minutos. Caso nenhum dos autores compareça ao evento, a apresentação será cancelada, o trabalho não mais concorrerá a prêmios e não será emitido certificado.
  • O apresentador deve preparar sua apresentação através de slides(PowerPoint) e comparecer com antecedência de 1 hora à Mídia Desk/Sala VIP para salvar o arquivo no sistema. O design/estilo dos slides fica a critério do apresentador e dos demais autores. A apresentação deverá conter: Introdução e Objetivos, Material e Métodos, Resultados/Discussão e Conclusão. A utilização de figuras, tabelas e gráficos é encorajada para enriquecimento da apresentação.
  • Informações sobre dia e horário da apresentação serão disponibilizadas no site do evento e na área restrita do autor submetente em “MEUS TRABALHOS”.

5) Trabalhos aprovados para apresentação no formato de pôster digital

  • O envio do pôster eletrônico deverá ser feito pelo seguinte link de submissão: EM BREVE
  • Prazo de envio: EM BREVE – O sistema ficará aberto até as 23:59 – Horário de Brasília.
  • As instruções para a confecção e envio do pôster eletrônico estão todas sinalizadas no link acima. Os trabalhos aprovados ficarão em exposição durante todo o período do Congresso.
  • A emissão do certificado eletrônico é condicionada ao envio do arquivo do pôster eletrônico e a participação no evento do autor responsável.
  • Todos os trabalhos que foram aprovados e que os autores enviaram o PDF pelo site, conforme as normas, ficarão em exposição nos totens eletrônicos durante todo o período do evento. Não é necessário imprimir o banner.
  • Durante o Congresso, os participantes poderão acessar todos os pôsteres eletrônicos aprovados em qualquer um dos dez totens disponíveis. Os resumos podem ser encontrados por ID, título e assunto. Cada resumo tem um link para acessar o arquivo do pôster eletrônico.
  • Para que a emissão do certificado, é necessário que pelo menos um dos autores esteja presente no evento.
  • ATENÇÃO: O código do trabalho pode ser localizado no menu [MEUS TRABALHOS] ao lado esquerdo do título do resumo, na área do autor responsável pela submissão.
  • O autor ou coautor, que submeteu previamente o trabalho através do site, é responsável pela entrega pontual e formato adequado. A organização do Congresso não se responsabiliza por arquivos entregues fora do prazo estabelecido ou com problemas de formatação.
  • Após o Congresso, o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do resumo no site (mediante participação no evento e exposição do trabalho).

6) Cronograma de exposição dos pôsteres

Visitação de pôsteres: um dos autores do trabalho deverá estar próximo ao trabalho exposto durante os intervalos da programação científica. Não haverá apresentação formal/avaliação e nem visitação pela Comissão Científica – será um momento de visitação e interação com outros participantes do evento, em que o autor poderá explicar seu trabalho e responder a questionamentos e dúvidas do público. Trabalhos cujos pôsteres não forem enviados serão excluídos das premiações e dos anais do Congresso. Os autores também não receberão os certificados correspondentes.

7) Prêmios

1. Prêmio SBP Categoria Oral

Para a premiação, será selecionado o melhor trabalho de cada área a ser apresentado oralmente. Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar, R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) para o segundo lugar, R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para o terceiro lugar, e R$ 1.000 (mil reais) para os trabalhos classificados de quarto ao décimo lugar.

2. Prêmio Kolplast

Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) para o melhor trabalho de Citopatologia.

3. Prêmio SBP Categoria Pôster

Será concedido diploma de “Menção Honrosa” e prêmio em dinheiro, no valor de R$ 600,00 (seiscentos reais), para até 10 (dez) dos melhores trabalhos selecionados para apresentação sob a forma de pôster, independentemente da classificação.

4. Prêmio SBP Médico Residente

Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar, R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) para segundo lugar, R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para o terceiro lugar, e R$ 1.000 (mil reais) para os classificados de quarto ao décimo lugar dos melhores trabalhos apresentados sob a forma de apresentação oral, que tenham como primeiro autor um médico residente em Patologia, que deve ser associado adimplente da SBP e que deverá, obrigatoriamente, ser o apresentador do trabalho.

5. Prêmio Seminário de Lâminas – Médico Residente

Será concedido diploma de “Apresentador de Caso” e prêmio em dinheiro, no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais), para até 6 (seis) dos melhores casos enviados por um médico residente em Patologia que deverá, obrigatoriamente, estar cadastrado no Congresso no ato do envio e ser o apresentador do seminário. Apenas residentes associados adimplentes da SBP concorrerão à premiação. A apresentação acontecerá no dia 31/05/2024, das 09h00 às 10h30.

6. Prêmio SBP – Iniciação Científica

Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para o primeiro lugar, R$ 1.600,00 (mil e seiscentos reais) para segundo lugar, e R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para o terceiro lugar, dos melhores trabalhos apresentados sob a forma de apresentação oral, que tenham como primeiro autor um acadêmico de medicina e que deverá, obrigatoriamente, ser o apresentador do trabalho.

7. Prêmio APESP

Para a premiação, será escolhido o melhor trabalho cujo primeiro autor e sua instituição sejam do estado de São Paulo, escolhido dentre os resumos aprovados para o Congresso por comissão formada pela APESP, após seleção prévia pela Comissão Científica do evento. Será concedido prêmio em dinheiro, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

8. Entrega dos prêmios

Os prêmios acima descritos serão entregues na Sessão de Premiação no dia 31/05/2024, a partir das 18h, após a Gincana Geral do Congresso, na sala principal do Centro de Convenções.

Observações

  • Os prêmios serão entregues ao apresentador ou a um dos autores do trabalho, só podendo ser retirado por estes na sessão de Premiação.
  • Quando o mesmo primeiro autor estiver concorrendo a mais de um prêmio entre as categorias acima, a Comissão Científica selecionará a premiação mais indicada para ele(a) e o(s) outro(s) prêmio(s) será(ão) direcionado(s) ao próximo colocado da lista, selecionado pela Comissão Ad-Hoc.

Bolsas SBP Médico Residente

Serão concedidas 25 bolsas para médicos residentes associados adimplentes da SBP, que enviarem e tiverem resumos aceitos para o Congresso. Serão selecionados os melhores trabalhos representantes de todas as regiões do país. A premiação é pessoal e intransferível, válida para o autor residente responsável pelo resumo. A organização divulgará as informações no site do Congresso e enviará comunicado por e-mail aos selecionados, até a data limite de 15/04/2024.

Instruções:

  • O médico residente deve ser associado adimplente da SBP e primeiro autor do resumo.
  • Os ganhadores terão isenção da inscrição no Congresso e receberão um prêmio de R$ 1.000,00. Caso o premiado já tenha efetuado o pagamento da inscrição do Congresso, o valor será devolvido.
  • O vencedor da bolsa deverá comparecer ao estande da SBP durante o Congresso para receber o cheque no valor de R$ 1.000,00. O não comparecimento no evento implica em cancelamento do prêmio.
  • Total de bolsas: 25.
  • Distribuição das bolsas: 5 bolsas por região (5 Sul; 5 Sudeste; 5 Nordeste; 5 Norte; 5 Centro-Oeste).

8) Seminário de Lâminas – Médico Residente

  • Podem participar médicos residentes que sejam associados adimplentes da SBP, matriculados em residências médicas credenciadas de todo o país.
  • O médico residente deve estar cadastrado no Congresso para submissão e inscrito para apresentação.
  • O material deve ser submetido exclusivamente via e-mail, através do contato: camila.mazotti@ccmgroup.com.br
  • O interessado deve enviar o caso em arquivo Word (autópsia, patologia cirúrgica, citopatologia ou patologia molecular) acompanhado da descrição, seguindo o seguinte roteiro: resumo da história clínica (contendo dados clínicos, exames complementares pertinentes e outras informações), diagnóstico final, handout(principais achados anatomopatológicos, diagnóstico diferencial, seguimento clínico, discussão) e referências bibliográficas. O caso deve ser ilustrado com até oito imagens em formato JPG ou TIFF (tamanho máximo de 2Mb cada), que melhor representem os aspectos macroscópicos, microscópicos e/ou imuno-histoquímicos, além de eventuais colorações especiais.
  • O nome da instituição de origem NÃO deve ser mencionado no arquivo Word.
  • Os casos serão analisados por uma comissão designada para este fim, sem identificação do médico residente e do serviço ao qual ele pertence. Os vencedores deverão enviar para a sede da SBP (Rua Topázio, 980 – Vila Mariana, SP, CEP 04105-060) uma lâmina para ser digitalizada (corada em HE), identificada como “Seminário de Lâminas – Médico Residente”, com o nome do apresentador, do apresentador e a instituição de origem.
  • Serão escolhidos os seis melhores casos para serem apresentados, com duração de 10 minutos por apresentação, em PowerPoint, incluindo: nome do apresentador e do orientador/preceptor responsável pelo caso; instituição de origem; resumo da história clínica, diagnóstico final, principais achados anatomopatológicos, diagnóstico diferencial, seguimento clínico, discussão e referências bibliográficas.
  • O prazo para submissão dos casos é: 26/02/2024.
  • O prazo para divulgação dos 6 casos ganhadores é: 08/04/2024.

9) Certificados

  • Após o Congresso, será conferido certificado on-line de participação no evento para aqueles que estiveram presentes.
  • Após o término do evento, será conferido certificado on-line do trabalho aprovado ao autor que submeteu o trabalho pelo site.
  • Para acessar o certificado do seu resumo após o Congresso, dirija-se ao site do evento e clique no menu [Certificados].
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito, apresentar o trabalho e comparecer ao evento para receber o certificado.
  • Os certificados ficarão disponíveis no site do Congresso por 1 (um) ano.