Mensagem dos presidentes

Caro colega patologista,

É com grande prazer que compartilho que Belém será o palco do 34º Congresso Brasileiro de Patologia, em conjunto com o 27º Congresso Brasileiro de Citopatologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia e pela Sociedade Brasileira de Citopatologia.

Esta será a primeira vez que o evento desembarca no Norte do Brasil. A “Cidade das Mangueiras”, local que além de registrar lutas e transformações nestes quatro séculos, traz o sincronismo das nossas raízes indígenas e do colonizador europeu, celebra em 2024 os seus 408 anos.

Em meio a tanta história e riqueza, iremos refletir sobre passado e futuro. Se a imensidão e a grandiosidade da floresta e das águas dessa região nos mostram que somos muito pequenos nesse mundo, apenas uma pequena partícula desse enorme universo, também estamos aqui para lembrar que a nossa força motriz está em movimento para transformar o nosso mundo.

E, é com tucupi, tacacá, maniçoba, e açaí, ao ritmo do carimbó e da lambada, que vamos comemorar os 70 anos da Sociedade Brasileira de Patologia, sete décadas de muito trabalho, pesquisas e também mudanças.

A Patologia está vivendo um novo ciclo, uma nova revolução. Nos anos de 1980, testemunhamos a chegada da imuno-histoquímica, que transformou a maneira que realizamos diagnósticos. Passamos a atribuir nomes mais precisos aos tumores, fornecer diagnósticos, determinar prognósticos e tratamentos. Nós patologistas nos tornamos os protagonistas no combate ao câncer.

Nos anos 2000, mais um salto. A Patologia Molecular nos permitiu ultrapassar ainda mais barreiras indicando o uso da imunoterapia, e como resultado, mais luz para vários tratamentos, mais sobrevida para nossos pacientes, mais esperança para todos. Observem como já modificamos o paradigma dessa tão temida doença chamada câncer.

Agora precisamos nos preparar para, provavelmente, a maior transformação na nossa área. Essa nova revolução chamada Patologia Digital, em conjunto com a inteligência artificial (IA), vai nos trazer o acesso a uma quantidade imensa de informação, permitindo uma análise mais detalhada e uma troca mais ágil de conhecimento. As ferramentas da IA auxiliarão no diagnóstico, classificação, prognóstico, rapidez, maior precisão e eficiência dos nossos exames.

Nosso melhor amigo hoje, o microscópio, pouco a pouco vem sendo substituído por monitores de alta resolução, como os 4K e 8K, e isso mostra que nossos dias também se transformarão e a gente precisa se preparar – juntos – para isso.

No 34º Congresso Brasileiro de Patologia e 27º Congresso Brasileiro de Citopatologia, teremos a oportunidade de explorar todas essas novidades, compartilhar experiências e aprimorar nossas práticas profissionais. Será o momento para nos atualizarmos e estabelecermos contatos com outros colegas que estão na vanguarda desta nova revolução.

Aproveito para convidá-los a participar ativamente desse encontro, contribuindo com sua vivência e conhecimento. Juntos podemos impulsionar ainda mais avanços da Patologia no Brasil e no Mundo.

Presidente do Congresso 34º Brasileiro de Patologia

Presidente do Congresso 34º Brasileiro de Patologia

Carlos Augusto Moreira Silva

Presidente do 27º Congresso Brasileiro de Citopatologia

Presidente do 27º Congresso Brasileiro de Citopatologia

Rosângela Baía Brito