Turismo

COMPLEXO DO VER-O-PESO

É um dos mais conhecidos cartões-postais de Belém, com a doca e as embarcações que encantam turistas. É formado pelas Praças do Relógio, e dos Velames, Feira do Açaí e os Mercados de Carne e o de Peixe. No Ver-o-Peso, são encontradas frutas exóticas, plantas, raízes, artesanato, cheiros e as famosas ervas medicinais. Av. Boulevard Castilho França, s/nº – Campina.

ESTAÇÃO DAS DOCAS

Obrigatório para os turistas, o local foi transformado de porto para centro de lazer. Galpões ingleses do século XIX, antes usados para o armazenamento de carga, foram restaurados e hoje oferecem lazer e conforto para os visitantes. Apresentações teatrais, de grupos folclóricos, uma rica culinária, cinema e exposição de peças históricas são os atrativos do espaço.

FUNDAÇÃO SÃO JOSÉ LIBERTO

O antigo presídio deu lugar em 2002 ao Polo Joalheiro Casa do Artesão. Atualmente, o espaço abriga o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, uma capela e a Casa do Artesão. Pça Amazonas s/n.

MUSEU DE ARTE SACRA

Um dos mais belos museus de arte sacra do Brasil. Possui peças em prata, bronze e ouro, sendo a maioria originária do espólio dos jesuítas. Compõe o conjunto formado pela Igreja de Sto. Alexandre e o Palácio Episcopal, erigidos no século XVIII, no bairro da Cidade Velha. Pça. Frei C. Brandão, s/n.

PARQUE DA RESIDÊNCIA

Antiga residência oficial dos governadores inaugurada em 1934. Na construção, os elementos da arquitetura combinam com móveis do século XIX, Atualmente abriga um belo parque. Av. Mag. Barata, esquina c/ a Travessa 3 de Maio.

PALÁCIO LAURO SODRÉ

Construído no século XVIII a pedido do Marquês de Pombal para sediar a corte portuguesa. O estilo é de temas neopaladianos da Itália. Há traços em Art Nouveau, mobília, pintura e artes decorativas dos séculos XIX e XX. Pça Dom Pedro II, s/n. – Cidade Velha.

MUSEU DO CÍRIO

Inaugurado em outubro de 1986, tem peças de cera, que representam as promessas alcançadas através da Fé, brinquedos de miriti e mantos já usados pela imagem da Virgem. Subsolo da Basílica de Nazaré.

NÚCLEO CULTURAL FELIZ LUSITÂNIA

Às margens da Baía do Guajará, o Núcleo Cultural Feliz Lusitânia inclui o Museu do Forte do Presépio, o Casario da Padre Champagnat, Casa das 11 Janelas e Catedral da Sé com 145 obras de 108 artistas. Pça Caetano Brandão, s/n.

PALACETE BOLONHA

Construído pelo arquiteto Francisco Bolonha para a esposa, a pianista Alice Tem-Brink, em 1905. Todo em estilo eclético, a construção tem elementos de art nouveau, neoclássicos e góticos barrocos, como se pode ver no formato de agulha no alto do Palacete. Av. Governador José Malcher.

BASÍLICA Nª SENHORA DE NAZARÉ

É a única Basílica do Norte do país. Construída em 1909. Tem seu interior todo em mármore, e segue o modelo da Basílica de São Paulo, em Roma. É o local de chegada do círio de Nazaré e abriga em seu altar-mor, em redoma de cristal, a imagem original de N. S. de Nazaré.

FORTE DO CASTELO

É um marco da fundação da cidade, construído no século XVII, no mesmo ano em que a cidade foi fundada. O Forte foi tombado pala União em 1962. No seu interior encontra-se o Museu do Forte do Castelo de São Jorge, que procura focar a colonização da Amazônia.

THEATRO DA PAZ

Símbolo da sofisticação da Belle Époque, construído no fim do século XIX. Possui traços greco-romanos e é um dos mais imponentes teatros do país, e perfeita acústica. Avenida da Paz, s/n. – Pça. da República – Centro.

ILHA DO COMBÚ

A apenas 10 minutos de barco de Belém, o Combú é parada obrigatória para quem visita a região. É uma experiência revigorante ao viajante. Na ilha, há opção de tomar um banho de rio com uma vista incrível da cidade de Belém, ou até mesmo apreciar a natureza entre árvores centenárias da região amazônica.

PARQUE MUSEU EMÍLIO GOELDI

Animais soltos, preguiças no alto de árvores seculares; peixes, onças e pássaros raros. Num prédio do final do século XIX encontrará as exposições de arqueologia e antropologia: o Goeldi tem o maior acervo brasileiro de objetos indígenas. Localizado na Av. Nazaré, pleno centro de Belém.

 

 

Reserve aqui