De 29 de Outubro a 01 de Novembro

Submeter Trabalhos

Informações Gerais


A Comissão Científica do 30º Congresso Brasileiro de Patologia tem o prazer de convidá-lo(a) para submeter trabalhos de temas livres na forma de resumos. Siga rigorosamente as instruções a seguir. A data limite para envio de trabalhos é 20 de maio de 2015, às 23h59.

  1. Somente será aceito material científico original, que não tenha sido previamente publicado ou apresentado em congressos anteriores da SBP. Contudo, trabalhos apresentados em outras reuniões científicas, regionais ou internacionais, podem ser submetidos.

  2. É necessário que o primeiro autor, responsável pela apresentação do trabalho, esteja inscrito no Congresso. Este autor será o interlocutor com a organização e receberá toda correspondência referente ao trabalho. É importante conferir os dados pessoais e endereço. É igualmente importante se certificar, junto aos demais autores, se outra pessoa também enviou o trabalho, para evitar duplicidade.

  3. Os trabalhos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês. Porém, qualquer que seja a língua escolhida é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do resumo. Lembrar que o resumo, caso aceito, será publicado nos anais do Congresso e sua qualidade deve ser incontestável.

  4. Os trabalhos devem ser submetidos exclusivamente via site. Após o cadastro, os mesmos ficarão disponíveis no site e o autor, após fazer login, poderá revê-los e modificá-los até o prazo final de submissão.

  5. Os trabalhos serão divididos em duas categorias principais: I - Comunicações Científicas e II - Relatos de Casos. Também serão categorizados por área de conhecimento da Patologia, conforme lista. Eventualmente, para apresentação, alguns trabalhos poderão ser reagrupados.

  6. Os trabalhos serão avaliados anonimamente pelos membros da Comissão Científica, sendo sua decisão inapelável.

  7. Depois de aceitos, os trabalhos serão selecionados para apresentação na forma de pôster ou oral. Os resumos com as comunicações científicas mais relevantes serão selecionados para apresentação oral. Estes trabalhos devem suscitar discussão que contribua significativamente para o progresso da especialidade e aprimoramento dos participantes do evento.

  8. O trabalho selecionado para apresentação oral (concorrendo ao Prêmio SBP) deverá ser enviado em uma versão mais detalhada com o máximo de 3.000 palavras, incluindo título, material e métodos, resultados, discussão e bibliografia. É permitida a inclusão de 03 ilustrações (figuras, gráficos e/ou tabelas). Este arquivo não poderá ultrapassar 3 Mb (megabytes).

  9. O trabalho selecionado para concorrer ao Prêmio Médico Residente deverá ser enviado sob a forma de pôster, no formato pdf, com até 5 Mb (megabytes).

  10. O certificado será entregue ao apresentador, após a apresentação do trabalho, mediante a assinatura da lista de controle. Será emitido um certificado por trabalho.

Instruções para Envio / Submeter Trabalhos


Clicar no link SUBMETER TRABALHOS.

  1. Preencher corretamente o formulário. Os campos marcados com asterisco são de preenchimento obrigatório.

  2. Preencher os campos dos autores com nome completo, instituição, cidade, UF e país. Exemplo: JOSÉ DA SILVA, Universidade de Jupiá, Tabatinguera, MS, Brasil.

  3. Título: Em letras maiúsculas; Fonte Arial 10; espaço simples; máximo de 250 caracteres, incluindo espaços (utilize o contador de palavras e letras do Word).

  4. Texto: Fonte Arial 10; espaço simples; máximo de 1.800 caracteres, incluindo espaços. Não colocar o nome da instituição financiadora no corpo do resumo, haverá um campo específico para informar se houve fomento. A identificação do local onde o trabalho foi realizado não deve constar no texto. Caso isto ocorra, o mesmo não poderá concorrer aos prêmios.

  5. Deve ser estruturado da seguinte forma: I. Comunicações Científicas: Introdução/Objetivos; Material e Métodos: Resultados/Conclusões. II. Relatos de Casos: Introdução/Objetivos (justificar em que a apresentação do caso é relevante e contribuirá para os participantes do evento); Descrição do caso (dados clínicos, achados anatomopatológicos, técnicas complementares, etc.); Conclusões. Não inserir gráficos, tabelas ou figuras no texto.

IMPORTANTE:Revise seu resumo e verifique com cuidado se incluiu todos os autores do trabalho e a correta afiliação dos mesmos. Erros na formatação podem resultar na rejeição do trabalho, independente da sua qualidade. Não serão aceitos pedidos de revisão, inclusão ou exclusão de autores, bem como correções posteriores ao prazo de submissão dos resumos.

Calendário


Data Descrição
20 de maio de 2015 Data final para submissão de trabalhos de Temas Livres.
01 de junho de 2015 Data final para submissão de casos para o Seminário de Lâminas dos Residentes.
30 de julho de 2015 Divulgação dos trabalhos aceitos e dos 6 ganhadores do SL dos residentes no site do congresso. O primeiro autor dos resumos não selecionados será informado por e-mail.
20 de agosto de 2015 Data final para envio de versão mais detalhada dos trabalhos selecionados para apresentação oral, com o máximo de 3.000 palavras, incluindo título, material e métodos, resultados, discussão e bibliografia.
20 de agosto de 2015 Data final para envio do pôster, no formato pdf e com até 5 Mb (megabytes), dos trabalhos que estiverem concorrendo ao prêmio Médico Residente.
29 de setembro de 2015 Divulgação da data, horário e local da apresentação oral ou do pôster no site do congresso.
31 de outubro de 2015 Divulgação e entrega dos prêmios (durante a festa de encerramento).

Áreas de Conhecimento

  1. Assuntos Profissionais
  2. Autópsia
  3. Citopatologia
  4. Dermatopatologia
  5. Ensino em Patologia/Telepatologia
  6. Gestão Laboratorial e Controle de Qualidade
  7. Hematopatologia
  8. Nefropatologia
  9. Neuropatologia e Patologia Neuromuscular
  10. Patologia Ambiental
  11. Patologia Cardiovascular
  12. Patologia Cirúrgica
  13. Patologia Cabeça e Pescoço/Patologia Oral
  14. Patologia Endócrina
  15. Patologia Gastrointestinal
  16. Patologia Ginecológica
  17. Patologia Hepática, Trato Biliar e Pâncreas Exócrino
  18. Patologia Infecciosa
  19. Patologia Investigativa, Técnicas e Microscopia Eletrônica
  20. Patologia Mamária
  21. Patologia Molecular
  22. Patologia Ocular
  23. Patologia Óssea e Partes Moles
  24. Patologia Pediátrica/Feto-placentária
  25. Patologia Pulmonar e do Mediastino
  26. Patologia Veterinária
  27. Uropatologia

datasimportantes