Caro colega patologista,
É com grande prazer que compartilho que Belém será o palco do 34º Congresso Brasileiro de Patologia, em conjunto com o 27º Congresso Brasileiro de Citopatologia, organizado pela Sociedade Brasileira de Patologia e pela Sociedade Brasileira de Citopatologia.
Esta será a primeira vez que o evento desembarca no Norte do Brasil. A “Cidade das Mangueiras”, local que além de registrar lutas e transformações nestes quatro séculos, traz o sincronismo das nossas raízes indígenas e do colonizador europeu, celebra em 2024 os seus 408 anos.
Em meio a tanta história e riqueza, iremos refletir sobre passado e futuro. Se a imensidão e a grandiosidade da floresta e das águas dessa região nos mostram que somos muito pequenos nesse mundo, apenas uma pequena partícula desse enorme universo, também estamos aqui para lembrar que a nossa força motriz está em movimento para transformar o nosso mundo.
E, é com tucupi, tacacá, maniçoba, e açaí, ao ritmo do carimbó e da lambada, que vamos comemorar os 70 anos da Sociedade Brasileira de Patologia, sete décadas de muito trabalho, pesquisas e também mudanças.
A Patologia está vivendo um novo ciclo, uma nova revolução. Nos anos de 1980, testemunhamos a chegada da imuno-histoquímica, que transformou a maneira que realizamos diagnósticos. Passamos a atribuir nomes mais precisos aos tumores, fornecer diagnósticos, determinar prognósticos e tratamentos. Nós patologistas nos tornamos os protagonistas no combate ao câncer.
Nos anos 2000, mais um salto. A Patologia Molecular nos permitiu ultrapassar ainda mais barreiras indicando o uso da imunoterapia, e como resultado, mais luz para vários tratamentos, mais sobrevida para nossos pacientes, mais esperança para todos. Observem como já modificamos o paradigma dessa tão temida doença chamada câncer.
Agora precisamos nos preparar para, provavelmente, a maior transformação na nossa área. Essa nova revolução chamada Patologia Digital, em conjunto com a inteligência artificial (IA), vai nos trazer o acesso a uma quantidade imensa de informação, permitindo uma análise mais detalhada e uma troca mais ágil de conhecimento. As ferramentas da IA auxiliarão no diagnóstico, classificação, prognóstico, rapidez, maior precisão e eficiência dos nossos exames.
Nosso melhor amigo hoje, o microscópio, pouco a pouco vem sendo substituído por monitores de alta resolução, como os 4K e 8K, e isso mostra que nossos dias também se transformarão e a gente precisa se preparar – juntos – para isso.
No 34º Congresso Brasileiro de Patologia e 27º Congresso Brasileiro de Citopatologia, teremos a oportunidade de explorar todas essas novidades, compartilhar experiências e aprimorar nossas práticas profissionais. Será o momento para nos atualizarmos e estabelecermos contatos com outros colegas que estão na vanguarda desta nova revolução.
Aproveito para convidá-los a participar ativamente desse encontro, contribuindo com sua vivência e conhecimento. Juntos podemos impulsionar ainda mais avanços da Patologia no Brasil e no Mundo.
Presidente do Congresso 34º Brasileiro de Patologia
Carlos Augusto Moreira Silva
Presidente do 27º Congresso Brasileiro de Citopatologia
Rosângela Baía Brito